Buscar
  • Akalanto Longevidade

Por que os cuidadores são pessoas importantes?


Os cuidadores de idosos são pessoas que estão designadas a atuar com seus serviços de maneira prática, seguindo os manuais e estudos de seus cursos profissionalizantes.

Muitos os classificam como cuidadores paliativos, outros como auxiliares nos cuidados médicos aos idosos. Enfim muitos esquecem que os cuidadores fazem mais que suas funções exigem, eles proporcionam amor, carinho e amizades para com seus pacientes.


Muitos idosos são abandonados por seus familiares, outros já vem de um processo solitário antes de chegarem aos 60 anos, e esse peso de perda ou essa negação do luto vem agregado em seus sentimentos por muitos anos e a presença do cuidador acaba ajudando eles a aceitação do processo da perda e trazendo-os para um novo significado de vida nutrida de confiança, risos e empatia.


Para que o cuidador consiga lidar com seus pacientes de uma maneira pacifica e duradoura, é importante que os mesmos entrem no mundo de seus idosos e façam com que eles se sintam acolhidos, lhes passando confiança e carinho. Os olhos dos idosos passam verdade e conseguem exprimir o que sentem em alguns momentos, eles podem não falar nada mais seus olhos nunca mentem, e tendo essa sensibilidade, entendendo esse simples gesto os cuidadores vão ser seus fiéis parceiros sempre.


Portanto o cuidador tem uma missão de não só seguir seu protocolo, mais adquirir laços de amizades e companheirismo com seus pacientes.

Quando a família dos idosos percebem essa parceria de amizade, fica acessível as interações mútuas, e entendemos também que quando os idosos que não tem familiares ficam mais felizes com a presença dos cuidadores e isso é um sinal de que eles estão em plena sintonia com o comprometimento de seus cuidadores.

Enfim o cuidador tem a missão de se doar para quem tanto precisa.

Texto por Fabricio Oliveira (@fabriciopsique)

Psicólogo e Gerontologista

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo