Buscar
  • Akalanto Longevidade

Perda auditiva pode causar depressão em idosos?


Idosos que se isolam do convívio social e apresentam sinais de depressão podem estar com um problema físico muito comum na terceira idade: a perda auditiva. O fato de o idoso não conseguir ouvir bem faz com que se isole para não passar por situações constrangedoras. Ele não quer mais ir ao aniversário do vizinho, porque as pessoas perdem a paciência com ele, nem à padaria, porque o atendente fala muito para dentro. A pessoa sente uma incapacidade que pode levar à depressão.


✅ Para a maioria dos idosos, é recomendado o uso do aparelho auditivo. São vários tipos para vários tipos de perda auditiva.


🙋 Alguns dos sinais – Começam a falar muito alto ou muito baixo; – Assistem à televisão com o volume muito alto ou sem prestar atenção, com um olhar alheio; – Alheios ao convívio social (começam a evitar encontros sociais); – Têm dificuldade ao falar no telefone; – São chamados e não respondem; – Perdem-se nas conversas ou fazem perguntas repetidas.


✅ Ter um cuidador presente na vida do idoso tem como uma forma de prevenção a depressão, pois o cuidador tem este papel de manter o idoso ativo, e verificar estes tipos de sinais, além de proporcionar companhia. Faça uma avaliação gratuita comigo, será um prazer poder esclarecer qualquer dúvida que você tenha sobre assistência domiciliar com seu idoso.


🥰 ‘‘Cuido de pessoas especiais, sem perder a essência humana’’.


Texto por: Enfermeiro Geriatra - @edvaldo.toledo

CEO/Fundador da @cuidareasaude

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo