Buscar
  • Akalanto Longevidade

Existem livros que estimulam a leitura do idoso?


Edvaldo da empresa CUIDARE explica


"🤔 Edvaldo, meus avôs nunca tiveram o hábito de ler, quais os livros que eu posso usar para estimular o gosto pela leitura?"


👨‍⚕️ Uma coisa é certa: não existe um tipo específico de leitura para esse público. Cada pessoa detém um universo de interesses e gostos que devem ser descobertos por meio de perguntas ou observações cotidianas. A partir disso, é possível identificar quais são os gêneros e estilos mais indicados para cada um.


Por exemplo: imagine que Seu João gosta muito de tudo que está relacionado a plantações. Por outro lado, diz ser avesso a ler, porque acha entediante. Nesse caso, não é preciso muito esforço para identificar que livros sobre jardinagem e estilos do tipo, provavelmente, serão bem-vindos em suas prateleiras.


Agora, outro exemplo: considere que Dona Maria já tenha um certo encanto pela leitura. Nesse sentido, um caminho que pode ser tomado por seus cuidadores e familiares para incentivá-la a ler mais seria a introdução de novos temas e autores, a fim de expandir as suas preferências literárias. Tudo, claro, de maneira que sinta prazer durante as leituras. Caso contrário, ela poderia ser desincentivada.


Vamos incentivar os nossos idosos a ler ou se ele não for alfabetizado, ler para ele!


Texto: @edvaldo.toledo e Cuidare

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo